Ainda não é o tutorial da carteira em patchwork mas é quase. É uma versão mais simples e mais fácil de realizar mas igualmente gira e prática. A meu ver uma óptima ideia para uma prenda personalizada! Se não gosta de fazer mas gostaria de ter pode encontrá-la na Loja de Mimos.
Material
- Tecido
- Forro
- Fecho
- Agulha
- Linha
- Alfinetes
Instruções
1. Cortar 4 rectângulos de tecido de 12x8 cm (pode fazer o download do molde aqui): 2 para a frente e o verso e 2 para o forro.
2. Prender com alfinetes o direito do tecido escolhido para a frente ao direito do fecho. Virar a peça e prender o forro. Costurar as 3 peças com ponto atrás.
3. Repetir o ponto 2 utilizando o tecido escolhido para o verso.
A peça vista do direito deve ficar assim:
Com o fecho aberto fica assim:
4. Abrir o fecho 80% e prender com alfinetes as duas peças de tecido, direito com direito, e as duas peças de forro, direito com direito.
5. Para a alheta, cortar um rectângulo de tecido de 5x3 cm, dobrá-lo a meio e unir as duas metades com ponto atrás. Virá-lo de modo a que o direito fique para fora. (a ideia é a mesma da fita para chupeta - pontos 2 e 3). Rodar o rolo de tecido entre os dedos de modo que a costura fique para trás. Dobrar o rolo a meio com a costura para dentro e prendê-lo com um alfinete entre as duas peças de tecido que formam a frente e o verso da carteira, tendo o cuidado de unir os bordos do rolo com os bordos do tecido.
6. Costurar a peça a toda a volta com ponto atrás (ver imagem). Deixar uma abertura no forro de aproximadamente 5 cm.
7. Cortar os cantos do tecido e o excesso de fecho. Se o fecho não for do tamanho apropriado, é possível encurtá-lo para a medida desejada, dando uns pontinhos em volta do fecho, como ilustrado na figura, cortando depois o excedente.
8. Chulear a bainha para evitar que o tecido desfie (opcional).
9. Virar a peça do direito, através da abertura deixada no forro.
10. Com ponto de casamento encerrar a abertura deixada no forro.
11. Colocar o forro dentro da carteira.
Nota: O uso de máquina de costura facilita o trabalho nos pontos 2, 3, 5 e 6.
Sem comentários:
Enviar um comentário