domingo, 8 de julho de 2012

O Bolo de Aniversário da Nuna e Dri


Quem me conhece sabe que este bolo é a minha cara. Simples, com flores, branco, rosa e verde... Totally me! Sendo os meus anos a 29 e os da Dri a 30, a festa é conjunta e o bolo também, daí as placas, cada uma a apontar para a respectiva vela! Adoro a ideia de não mostrar idades, mas para quem gosta desse pormenor, recomendo desenhar com caneta alimentar as idades nas bases das velas.

Como estou com paciência até vou explicar timtim por timtim como trabalhar o fondant e preparar este bolo. Interessa começar por dizer que o fondant pode ser feito de raiz ou comprado pronto. Eu não arrisco fazê-lo e compro pronto (no Funchal eis as lojas que sei que vendem fondant, apesar de só ter comprado nas duas primeiras, mais por comodidade do que por outra razão: no CC S. Pedro, à frente do Sá de S. Martinho, na Ponte Nova e na zona do Liceu). É necessário comprar o fondant de acordo com as medidas do bolo. Apresento as quantidades aqui para bolos redondos. Para os restantes formatos pode consultar a tabela neste site (Nota: as medidas estão no sistema americano – polegadas e onças, mas é só traduzir no Google). 
  
Altura do bolo
Diâmetro do bolo
Quantidade de fondant
8 cm
15 cm
400 g
20 cm
550 g
25 cm
700 g
30 cm
1 kg
35 cm
1.400 kg
40 cm
2 kg
45 cm
3 kg
10 cm
15 cm
550 g
20 cm
700 g
25 cm
1 kg
30 cm
1.400 kg
35 cm
2 kg
40 cm
3 kg
45 cm
4 kg


Material 
  • Bolo de chocolate com aprox. 30 x 8 cm, desenformado sobre o prato de bolo
  • 1 kg de fondant verde relva
  • 200 g de fondant branco
  • 200 g de fondant rosa forte
  • Açúcar de pasteleiro
  • Geleia ou doce
  • Rolo de cozinha
  • Pincel de cozinha
  • Faca afiada
  • Palito de cocktail
  • Cortador Daisy pequeno
  • Papel vegetal
  • Água

Cobrir o Bolo


1. Pesar a quantidade necessária de fondant verde e amassar suavemente entre as mãos até adquirir uma consistência mais maleável.

2. Cobrir a superfície de trabalho e o rolo com açúcar de pasteleiro.

3. Estender a massa sobre o açúcar com uma espessura de 5 mm, tendo o cuidado de ir virando em cada passagem do rolo para não colar à superfície de trabalho.


4. Cobrir levemente o bolo com geleia ou doce aquecido e diluído com um pouco de água, que irá funcionar como cola para o fondant (o mais correcto seria cobrir com creme de manteiga e o efeito final ficaria mais perfeito mas, para além de não gostar desse creme, haja tempo e paciência!).

5. Colocar o rolo por cima do fondant, aproximadamente a meio da massa, levantar a ponta mais distante  desta (gentilmente para não deixar unhadas ou dedadas) e colocar por cima do rolo.

6. Deslizar o rolo com a massa até ao bolo (parando aproximadamente a meio). Pousar o fondant em cima do bolo e deslizar o rolo da massa para a frente de modo a que a metade da massa que estava por cima dele caia sobre a metade do bolo que ficou a descoberto. Cortar grosseiramente o excedente.


7. Com as palmas das mãos e muito gentilmente (há ferramentas para isto) aconchegar o fondant ao bolo na superfície e nas laterais.


8. Com uma faca afiada cortar o excesso de fondant à volta do bolo com aproximadamente 3-5 mm de distância da base do bolo.


 9. Com a parte de trás da faca, empurrar gentilmente o fondant em direcção ao bolo, de modo que o bordo do fondant fique "escondido" por baixo do bolo.




Flores



1. Amassar um pouco de fondant branco e estender com uma espessura de 5 mm.

2. Com o cortador, cortar as flores a partir do fondant branco (penso que usei aprox. 50 flores mas cortei mais).


3. Colocá-las sobre uma folha de papel vegetal e deixar secar durante a noite.


Cogumelos


1. Moldar uma bolinha com aprox. 1 cm de diâmetro com o fondant branco.



2. Colocar a bola sobre a bancada e afunilar com os dedos o topo superior da bola, movendo os dedos para trás e para a frente, para formar a base do cogumelo.



3. Moldar uma bola ligeiramente maior com o fondant rosa.

4. Colocar a bola sobre a bancada e afunilar com os dedos o topo superior da bola, para formar o topo do cogumelo.


5. Colocar o topo do cogumelo sobre a base, pressionando ligeiramente.



6. Moldar bolinhas minúsculas e achatá-las sobre o topo do cogumelo para formar as pintinhas.


7. Repetir variando o tamanho das bolas para criar 6 cogumelos de tamanhos diferentes.


Placa
(confesso que estava com pressa quando fiz a placa e não me lembrei de tirar fotografias. Esta fotografia mais focada no cogumelo é a única onde aparece a parte de trás da placa, melhor não se arranja)

1. Amassar e estender o fondant rosa com uma espessura de 5 mm.

2. Cortar um rectângulo com aprox. 12 cm de comprimento e 3 cm de largura.

3. Partir um palito de cocktail de modo a ficar com aprox. 12 cm e cobri-lo com o rectângulo de fondant, cortando o excedente.

4. Unir as falhas com os dedos e rolar o palito sobre a mesa para alisar qualquer defeito.

5. Com uma faca marcar levemente o fondant, imitando os veios da madeira (há moldes com este padrão de madeira). Reservar.

6. Cortar com uma faca duas placas rectangulares de ponta triangular, a maior com aprox. 6 cm e a mais pequena com aprox. 5 cm.

7. Com uma faca marcar levemente o fondant, imitando os veios da madeira. Reservar.

8. Colocar as placas sobre a bancada com o lado direito virado para baixo, uma seta apontando para a esquerda e outra para a direita, com 5 mm de distância entre as duas.

9. Colocar o palito por cima das placas, ao centro.

10. Cortar dois rectângulos de fondant rosa e colocar cada um por cima do palito e da placa, pressionando levemente. Com cuidado, voltar a placa e verificar se está seguro. Se não, ajustar os rectângulos de fondant pressionando um pouco mais.


11. Com rolinhos de fondant branco, desenhar as letras.
 

Relva


1. Amassar e estender  um pouco de fondant verde com uma espessura de 5 mm.

2. Com uma faca, cortar uma linha recta ao longo do fondant.


3. Com um cortador em forma de estrela, cortar "meias estrelas" ao longo da linha cortada, que irão funcionar como relva.



Velas


1. Fazer duas bolas de fondant branco.

2. Enfiar uma vela branca em cada bola.
 


Montagem final


Dispor cada peça de acordo com as imagens. O palito deve ser enfiado pelo menos 1 cm no bolo. As flores e os cogumelos unem-se ao bolo pincelando as suas bases com um pouco de água. A relva deve ser disposta na base do bolo.






E as festejadas!!

 

Nota I: Deve-se começar com as cores claras e avançar progressivamente para as cores escuras, limpando bem a bancada e os utensílios entre cada cor, para não haver mistura de cores.
Nota  II: Amassar demasiado o fondant pode fazer com que ele estale depois de colocado por cima do bolo.
Nota III: Não esquecer a limpeza do prato do bolo com um guardanapo húmido para remover o açúcar.

1 comentário:

  1. O blog está de férias? Os bolos estão muito bonitos!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails