quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Bolo da Tous da Fredy


O bolo da Fredy tem história: começou como um bolo rectangular destinado a ser a bandeira de Inglaterra. Vá-se lá saber como, virou um bolo redondo da Tous. A massa é de bolo formigueiro, a cobertura é com fondant. Para o modo de trabalhar com o fondant consultar este post. Aqui explico como fazer a decoração do bolo. Eu recortei dois bolos redondos a partir do rectangular com uma faca de serrilha e formas de bolo redondas a servir de molde. Claro que é mais fácil (e esfarela menos) fazer logo dois bolos redondos, um maior que o outro. A partir de um cantinho maior cortei o urso e com os restos de bolo fiz cake pops.


Bolo da Tous

Instruções
   1. Recortar dois bolos redondos, usando formas de bolo como molde, a partir do bolo rectangular. Como alternativa fazer dois bolos redondos, um maior que o outro (os meus tinham 15 e 25 cm respectivamente).
 
   2. Imprimir o molde do urso (eu desenhei o meu com aproximadamente 12 cm mas deixo aqui um para imprimir) e ampliar até o tamanho desejado. Colocar o molde por cima do bolo e, com uma faca de serrilha na vertical, cortar a toda a volta do molde (eu ainda cortei o urso pela metade da altura, só para não ficar tão alto).

   3. Preparar os bolos cobrindo-os com geleia de marmelo derretida no microondas com um pouco de água.

   4. Cobrir o bolo maior e o urso com fondant branco. Parece impossível cobrir o urso mas não é: arrastar o fondant sobre o urso do mesmo modo que para outro bolo, colocar o fondant por cima do bolo e com muito cuidado alisar o fondant sobre cada reentrância, um pouco de cada vez, para não rasgar ou criar pregas. Cortar o excedente com uma faca afiada (não muito rente).




   5. Cobrir o bolo menor com fondant preto.

   6. Para dar sustentação, enfiar dois ou três palitos de cocktail da mesma altura que o bolo maior no centro deste. 

   7. Colocar um pouco de geleia no centro do bolo maior e colocar o bolo menor por cima, centrado.


   8. Colocar mais dois ou três palitos de cocktail a segurar os dois bolos.

   9. Colocar um pouco de geleia no centro do bolo menor e colocar o urso por cima, centrado.

   10. Cortar tirinhas fininhas de fondant preto e branco, decorá-las (no preto fiz losangos com a parte de trás da faca e no branco fiz bolinhas usando uma ferramenta apropriada) e colá-las com um pouco de água a rematar os bolos (pus as tirinhas de modo a contrastar, ou seja, preto no branco e vice-versa).


   11. Com uma ferramenta apropriada desenhar os olhos e o logótipo.

 


Cake Pops

Instruções
   1. Esfarelar restos de bolo com as mãos, para dentro de uma tigela e juntar leite condensado, aos poucos, até obter uma massa moldável.

   2. Fazer bolinhas com a massa de bolo.


   3. Numa panela derreter chocolate de culinária com um pouco de leite condensado e natas, sem deixar ferver (como alternativa derreter apenas chocolate em banho maria).


   4. Molhar um palito de cocktail no chocolate (serve como cola), espetar numa bola e rolá-la pelo chocolate derretido.




   5. Cobrir com granulado colorido ou de chocolate.

   6. Repetir para as restantes bolinhas.

   7. Para as bases dos cake pops, cortar um oásis redondo a meio, cobrir cada metade com fondant branco e espetar 5 cake pops em cada para ficar equilibrado.



Nota: Ajuda ter um oásis para ir espetando os cake pops à medida que ficam prontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails