O centésimo post deste blog é a minha cara chapadinha: flores, verde e cozinha! Não podia ser mais adequado!
- Tecido
- Fita de viés (1 m)
- Dracalon (enchimento)
- Material básico de costura
Instruções
1. Recortar e engomar dois quadrados de tecido de aprox. 16 x 16 cm (pode fazer o download do molde aqui). Recortar um quadrado de dracalon do mesmo tamanho.
2. Recortar uma fita com aprox. 8 cm de comprimento, dobrar a meio e unir a um canto de um dos quadrados com ponto atrás.
3. Montar os três quadrados do seguinte modo: um quadrado com o direito virado para baixo, o dracalon no meio e o outro quadrado com o direito virado para cima. Alinhavar se desejar (eu não o fiz). Se o tecido tem padrão ter o cuidado de alinhar o padrão à frente e atrás.
4. Abrir a fita de viés e alinhavá-la à peça, direito com direito (não começar no canto), tendo o cuidado de alinhar o bordo da fita com o bordo dos tecidos (se a peça for previamente alinhavada será mais fácil).
5. Chegando ao canto, dobrar a fita no sentido oposto ao que deseja prosseguir (ver imagem).
6. Dobrar a fita novamente, desta vez no sentido que deseja prosseguir. Notar que terá formado um triângulo de tecido. Alinhavar e prosseguir a colocação da fita de viés.
7. Quando chegar ao início da fita, unir as duas pontas com ponto atrás, rente ao tecido, cortar o excesso e engomar a bainha aberta.
8. Unir a fita de viés à peça, com ponto atrás, ao longo do vinco deixado aquando da abertura da fita.
9. Nos cantos costurar sobre o vinco até à dobra do triângulo, virar a peça e continuar a costurar sobre o vinco do outro lado da dobra do triângulo.
10. Quando terminado, virar a fita de viés do direito.
11. Unir a fita à parte de trás da peça com ponto de casamento, tendo o cuidado de tapar a costura previamente feita (pode segurar a fita com alfinetes ou ganchos antes de começar, eu não achei necessário e fui ajeitando a fita à medida que ia unindo).
12. Nos cantos unir a fita até ao fim, dobrar o excedente por cima e unir, sempre com ponto de casamento, ou se preferir, dando uns pontinhos extra para reforçar o canto.
13. Rematar e engomar.
Nota: Pode usar a máquina de costura nos pontos 2 e 7 a 9.
Sem comentários:
Enviar um comentário