sábado, 28 de maio de 2011

Pega de Cozinha



 O centésimo post deste blog é a minha cara chapadinha: flores, verde e cozinha! Não podia ser mais adequado!

Material
  • Tecido
  • Fita de viés (1 m)
  • Dracalon (enchimento)
  • Material básico de costura

Instruções
   1. Recortar e engomar dois quadrados de tecido de aprox. 16 x 16 cm (pode fazer o download do molde aqui). Recortar um quadrado de dracalon do mesmo tamanho.


   2. Recortar uma fita com aprox. 8 cm de comprimento, dobrar a meio e unir a um canto de um dos quadrados com ponto atrás.


   3. Montar os três quadrados do seguinte modo: um quadrado com o direito virado para baixo, o dracalon no meio e o outro quadrado com o direito virado para cima. Alinhavar se desejar (eu não o fiz). Se o tecido tem padrão ter o cuidado de alinhar o padrão à frente e atrás.


   4. Abrir a fita de viés e alinhavá-la à peça, direito com direito (não começar no canto), tendo o cuidado de alinhar o bordo da fita com o bordo dos tecidos (se a peça for previamente alinhavada será mais fácil).

   5. Chegando ao canto, dobrar a fita no sentido oposto ao que deseja prosseguir (ver imagem).


   6. Dobrar a fita novamente, desta vez no sentido que deseja prosseguir. Notar que terá formado um triângulo de tecido. Alinhavar e prosseguir a colocação da fita de viés.




   7. Quando chegar ao início da fita, unir as duas pontas com ponto atrás, rente ao tecido, cortar o excesso e engomar a bainha aberta.



   8. Unir a fita de viés à peça, com ponto atrás, ao longo do vinco deixado aquando da abertura da fita.


   9. Nos cantos costurar sobre o vinco até à dobra do triângulo, virar a peça e continuar a costurar sobre o vinco do outro lado da dobra do triângulo. 



   10. Quando terminado, virar a fita de viés do direito.


   11. Unir a fita à parte de trás da peça com ponto de casamento, tendo o cuidado de tapar a costura previamente feita (pode segurar a fita com alfinetes ou ganchos antes de começar, eu não achei necessário e fui ajeitando a fita à medida que ia unindo).



   12. Nos cantos unir a fita até ao fim, dobrar o excedente por cima e unir, sempre com ponto de casamento, ou se preferir, dando uns pontinhos extra para reforçar o canto.



   13. Rematar e engomar.




Nota: Pode usar a máquina de costura nos pontos 2 e 7 a 9.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails