domingo, 8 de maio de 2011

Estojo em Tecido




Na última incursão às lojas de tecidos comprei o tecido mais mimoso! Tenho mais projectos pensados para ele mas ainda não são praticáveis. Como tinha de o usar lembrei-me de um estojo para guardar as agulhas de crochet, já que tenho de andar sempre à procura das ditas cujas. Está ainda meio desfalcadinho visto que as outras agulhas ficaram na Madeira mas dentro em breve atingirá o seu potencial máximo. De qualquer dos modos ficou super fofo!

Material
  • Tecido
  • Material básico de costura
  • Botão
  • Fio para o fecho

Instruções
   1. Recortar dois rectângulos de tecido de 38x10 cm.


   2. Dobrar os dois topos, 1 cm em direcção ao avesso, de apenas um dos rectângulos, para fazer uma bainha. Engomar e segurar com ponto atrás (eu dobrei duas vezes mas não é necessário).



   3. Unir os dois rectângulos, direito com direito, com ponto atrás, apenas ao longo do comprimento, tendo o cuidado de alinhar os rectângulos, deixando 1 cm de cada lado entre os topos do rectângulo maior e do mais pequeno (ver fotografia).


   4. Virar a peça do direito e engomar.

   5. Recortar na diagonal os cantos do rectângulo maior, dobrar a aba para o interior do "tubo" e fechar com ponto de casamento





   6. Realizar o mesmo procedimento no topo da peça, tendo o cuidado de inserir no centro as duas pontas do fio que fará o fecho, unindo-o à peça com uns pontinhos extra.


   7. Com a peça totalmente encerrada e engomada, marcar 14 cm da base, dobrar e vincar com o ferro de engomar. Marcar 5 cm do topo, dobrar e vincar.

   8. Unir as laterais da peça com ponto de casamento.



   9. Coser um botão alinhado com o fio na parte da frente do estojo para finalizar o fecho.



Nota: Os pontos 2 e 3 poderão ser efectuados com a máquina de costura.

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails